Final da "Libertadores" da América na Espanha? Essa bem que poderia ser apenas mais uma ironia


Neste exato momento, em que este texto é escrito, ocorre o segundo da final da Copa "Libertadores" da América entre River Plate e Boca Juniors, ambos times argentinos, em Madrid, capital da Espanha, mais precisamente no estádio Santiago Bernabéu, que pertence ao clube milionário Real Madrid.

Essa bem que poderia ser apenas mais uma ironia. É uma curiosidade, sem ser um acidente, a final de um torneio sul-americano de futebol, cujo nome visa a homenagear líderes que bem ou mau lutaram para libertar o continente das mãos dos exploradores espanhóis, está sendo realizada no reino do ex-opressor.

A decisão pela escolha da cidade espanhola, foi tomada na última quinta-feira do mês passado (29/11), depois de uma reunião na sede da Conmebol na cidade de Luque, no Paraguai. Estiveram envolvidos nisso tudo, além dos cartolas sul-americanos, o Real Madrid e obviamente, como não poderia deixar de ser, a FIFA, cujo presidente é Gianni Infantino. Isso é uma vergonha!

Essa decisão, que caracteriza uma capitulação aos interesses europeus, é absurda e desmoraliza a Confederação sul-americana. Além do mais, é uma afronta à soberania e à identidade do povo sul-americano que tem o futebol como uma de suas principais manifestações culturais.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários