Precisamos falar da Lava a Jato


Deflagrada em 2014, a Operação Lava a Jato é vista por muitos como o início de um combate severo à corrupção. Os entusiastas da força-tarefa se exultam pelo fato de empresários brancos e milionários terem sido presos.
Inquestionavelmente, o combate à corrupção é uma medida essencial e todos que sejam comprovadamente corruptos devem ir para a cadeia, inclusive políticos do alto escalão e presidentes de construtoras.
Apesar de popular diante à opinião pública, a Operação Lava a Jato ataca o Estado democrático de direito e presta um grave desserviço ao país. Não à toa, ela é bastante contestada por importantes juristas.
Os recorrentes abusos de autoridade dos juízes e procuradores poderão levar a nulidade de todo o processo e pôr em liberdade os condenados na força-tarefa. O grampo da conversa entre Dilma e Lula pelo juiz Sérgio Moro da primeira instância, por exemplo, foi claramente ilegal e torna a Operação Lava a Jato passível de anulação.
Além seletiva e arbitrária, a Operação Lava a Jato tem prejudicado a dinâmica da economia brasileira. Conforme foi lembrado pelo documentário “Destruição a Jato”, o Brasil fechou o ano de 2014 com uma taxa de desemprego de 4,8%, a menor já registrada na história (dados do IBGE).
Com o advento da força-tarefa, o país foi ladeira abaixo. Com a suspensão dos trabalhos das empreiteiras, obras públicas em importantes setores (naval e construção civil, por exemplo) estão paralisadas e muitos trabalhadores foram demitidos.
Hoje, são 12 milhões de desempregados e mais baixas na carteira estão previstas para 2017. Com isto, o PIB nacional sofreu um duro golpe, encolhendo drasticamente (gráfico abaixo).

Ao que tudo indica, o objetivo da “República de Curitiba” é mesmo prender o Lula e, principalmente, afundar o Brasil. Parece que o combate à corrupção ficou em segundo plano...

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários