Sobre a vitória de Donald Trump

O republicano Donald Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais americanas. Diferente do que apontavam diversas pesquisas de intenção de voto, o bilionário foi eleito o 45º presidente dos EUA. Na disputa pela Casa Branca, na última quarta-feira, 9 de novembro, o representante do WASP* levou a melhor.

A eleição de Trump não é um fato isolado e espelha perfeitamente a guinada ultraconservadora já observada em escala global. Ainda assim não deixa ser surpreendente que um candidato xenófobo, racista, misógino e petulante chegue à presidência da nação mais rica do mundo. Como isso pode acontecer? Não consigo entender como políticos do perfil de Donald Trump ainda conseguem chegar ao poder pela via democrática.
De forma bem semelhante ao fenômeno Jair Bolsonaro, Trump açula o ódio dos cidadãos americanos contra latinos, negros, imigrantes e LGBTs. Ao incentivar o preconceito e a intolerância, o magnata americano traz à tona uma parcela de eleitores até então silenciosa. Portanto, eleição do republicano representa uma ameaça aos direitos humanos e à dignidade das minorias.
No campo econômico, Trump assegurou que vai lançar mão de algumas medidas intervencionistas. Contrariando a tradição do Partido Republicano de defender o livre comércio, o megaempresário propôs renegociar os acordos de comércio firmados pelos EUA com outros países para preservar empregos internos e reduzir o déficit americano nas transações correntes com o restante do mundo. O Brasil poderá ser prejudicado.
Ainda que a eleição de Trump possa representar poucas mudanças para os brasileiros, o republicano tem o elemento de imprevisibilidade. Não à toa, os mercados e bolsas de valores no mundo inteiro reagiram muito mal diante da vitória do bilionário. Por outro lado, se Hillary ganhasse a eleição seria a continuidade do governo Obama e certamente não haveria muitas mudanças.
Trump ainda criticou a Trans-Pacific Partnership (TPP), o acordo Transpacífico, que é um desejo antigo do PSDB e agora interessa ao governo de Michel Temer. Percebe-se que o apoio declarado do presidente brasileiro a candidata Hillary Clinton estava indo ao encontro do projeto de realinhamento internacional da economia brasileira. O TPP seria um desastre para o Brasil, mas graças ao repúdio de Trump ao acordo o equívoco brasileiro pode não ocorrer.
"À quelque chose malheur est bom" (boas coisas podem vir do ruim). Esse ditado francês pode nos deixar mais tranquilos em relação à vitória de Donald Trump. No entanto, o melhor caminho para o Brasil é procurar o fortalecimento da política externa construída durante o governo Lula, que é a integração com os BRICs, Mercosul e outros países em desenvolvimento, sem deixar de lado a parceria comercial com os americanos e países europeus.
* Significa White, Anglo Saxon, Protestant (branco, anglo saxônico, protestante), ou seja, o grupo de cidadãos privilegiados na sociedade americana.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários