Nunca, na história do país, houve tantas ocupações. Alvíssaras!!!


A situação atual do Brasil não é das melhores. A economia vai de mal a pior, o desemprego aumenta, a tensão política não é resolvida e ainda as conquistas sociais da Constituição Federal de 1988 estão sob ameaça. Apesar de toda a turbulência, nem tudo está perdido. Em um período de crise, desconfiança, avanço do conservadorismo e descrédito na política como instrumento de melhoria de um país, eis que surge uma esperança: o protagonismo do movimento estudantil secundarista na luta pela democracia e pelos direitos do cidadão comum.

A juventude brasileira emerge em meio ao caos e nos dá uma aula de cidadania. Para defender o direito de todos a uma educação de qualidade, diferente do que afirma o ministro da educação Mendonça Filho, os estudantes optaram por ocupar as escolas e universidades brasileiras.

Em todo o país, são 171 universidades brasileiras e mais de 1000 escolas públicas que estão sendo ocupadas. Nunca, na história do país, houve tantas ocupações. Alvíssaras!!! O protesto estudantil repudia a Proposta de Emenda à Constituição 241/2016, conhecida como PEC 241 (ou PEC 55), o projeto Escola Sem Partido e a reforma do ensino médio, discutida pelo governo Temer.

O movimento “Ocupe Já” está sendo criminalizado diuturnamente pela grande mídia. Colocar a sociedade brasileira contra os estudantes é o objetivo dos meios de comunicação do país. O governo federal também fez uma manobra, ao adiar as provas do Enem 2016 nas escolas ocupadas para os dias 3 e 4 de dezembro, para enfraquecer e deslegitimar o movimento. Entretanto, os discentes estão expressando os seus direitos de cidadãos e lutando por um Brasil melhor para todos.

Os alunos podem se manifestar sem incomodar? A resposta é sim. Contudo, uma manifestação que propõe reivindicar mudanças necessárias ou impedir retrocessos precisa incomodar. Caso contrário, não terá efeito algum. Apenas expressar a indignação nas redes sociais não adianta. Mobilizações sociais existem é para constranger. No Brasil, as autoridades e políticos não estão acostumados a serem constrangidos. As mudanças no país só virão de verdade quando a população resolver sair às ruas, abalar as estruturas do status quo e lutar pelos os seus direitos.

Os jovens estudantes são motivo de orgulho e precisam da compreensão dos pais, dos professores e da sociedade como um todo. Parabéns ao movimento estudantil, em especial aos secundaristas, pela coragem e perseverança na luta por uma sociedade brasileira mais educada, crítica, consciente e próspera.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários