Por que devemos deixar de lado o PIB?

O Produto Interno Bruto (PIB) é uma medida de desenvolvimento econômico que leva em conta única e exclusivamente o crescimento da produção. Na contagem do PIB, negligencia-se o bem-estar da sociedade, o cuidado com o meio ambiente, a distribuição de renda, a educação, a saúde, a diversidade cultural e muitos outros fatores essenciais para compreender o avanço social. O indicador ganhou força durante a Segunda Guerra Mundial, cujo período crescimento ainda era considerado igual à desenvolvimento. No entanto, o conceito de desenvolvimento não se limita a quantificar somente a atividade econômica de certa região, envolvendo também questões puramente estruturais.

Robert Costanza e Ida Kubiszewski, por exemplo, salientam a necessidade de substituir o PIB e adotar indicadores mais sustentáveis. O PIB não leva em conta os impactos sociais e ambientais causados incessantemente no planeta com a atividade da economia global. A função dos bens e serviços ambientais é completamente desconsiderada. A situação de cada um dos indivíduos e do meio ambiente não se faz presente na mensuração “pibística”.

O que é mais lamentável é saber que o PIB não deixará de ser um indicador de desenvolvimento tão cedo. Trocá-lo por outros indicadores, como o GPI (em inglês), é uma tarefa extremamente difícil e sequer um esforço coletivo que envolva uma articulação entre os governos nacionais e a sociedade civil global. Muitos interesses estão em jogo e o grande desafio é enfrentar os representantes do capital que ganham dinheiro com base na exploração do trabalho e também no uso irresponsável dos recursos naturais como se os mesmos fossem infindáveis. Um fundamento neoclássico, que na essência, não se aplica mais na realidade, mas é usado como pretexto para manutenção do modo capitalista de produção.

A dificuldade em implantar um novo conceito e/ou uma nova mentalidade é notória para aqueles que estudam de perto o problema. No entanto, a maioria dos indivíduos está iludida com o crescimento, como se ele isoladamente fosse capaz de trazer o bem-estar total para todos. Portanto, para que o jogo possa ser revertido é essencial que a população esteja mais bem informada e saiba o perigo que a mensuração do desenvolvimento baseada no PIB pode proporcionar no bem-estar das presentes e, principalmente, futuras gerações.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários