Perseguição contra blogs e blogueiros infelizmente continua

Por Christopher Rodrigues (*)
 
A constituição federal define a liberdade de expressão e as diferentes formas de pensamento como direitos e garantias fundamentais. Segundo o inciso IX do artigo 5º, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
 
Sendo assim, ninguém teria a mínima autoridade de calar a boca de seus opositores. Todo indivíduo tem a total liberdade de questionar os outros e de ser questionado por estes.
 
No entanto, o cumprimento dos princípios ditados pela constituição, no que tange ao direito da livre manifestação do pensamento, ainda está longe de tornar realidade. A perseguição contra blogs e blogueiros (novos segmentos da comunicação social) torna-se cada vez mais comum em territórios brasileiros. 
 
“O blogueiro paranaense precisa saber que não está sozinho. Todo apoio ao Tarso!”

Mais recentemente, Tarso Cabral Violin, blogueiro do Paraná, foi censurado pelo prefeito de Curitiba (PR) e candidato à reeleição Luciano Ducci e teve ainda que pagar, por determinação do TRE/PR, uma multa de 106 mil reais, por causa de duas simples enquetes divulgadas em seu blog.
Uma prova de que, na prática, não temos liberdade de expressão. Como pode um cidadão, pessoa física, receber uma penalidade dessa magnitude?
Jornais e revistas, por exemplo, são multados em 30 mil reais quando publicam mentiras e ofensas. Os tribunais eleitorais multam em apenas ínfimos cinco mil reais os políticos que fazem campanhas antecipadas.
Percebe-se nitidamente que há uma tentativa de intimidar os ciberativistas de esquerda que denunciam os crimes da mídia e de políticos seguidores dela.
Grandes jornalistas também estão sofrendo perseguição da censura. José Serra e o PSDB ingressaram com representação na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) solicitando investigações sobre o anúncio de empresas públicas nos blogs Brasilianas.Org (Advivo) e Conversa Afiada, pertencentes, respectivamente, a Luis Nassif e Paulo Henrique Amorim.
Segundo os acusadores, há uma parceria entre estatais e blogs para promover o governo e atacar a oposição. Porém, a mídia partidária e blogs pró-PSDB recebem recursos publicitários das estatais e ninguém fala nada. Felizmente a representação foi arquivada, no entanto, os blogueiros devem ter cuidado, pois ofensiva ainda não acabou. A perseguição contra blogs e blogueiros infelizmente continua.
A liberdade de expressão no país sempre foi ameaçada, mas a internet é uma mídia indomável e por mais eficientes que sejam os setores anacrônicos na censura aos blogs, nunca calarão as vozes críticas que emergiram graças à efervescência cibernética.
(*) Estuda Economia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários