
No último dia 15, novembro do mês passado, Esquivel atualizou o abaixo-assinado na plataforma Change.org, convidando determinadas categorias de pessoas que apoiam a candidatura de Lula à premiação para que formalizem o seu apoio ao ex-presidente no site do prêmio Nobel da Paz, onde consta a ficha de inscrição para quem se enquadra em alguma das categorias exigidas.
De acordo com os estatutos da Fundação Nobel, uma candidatura válida para o Prêmio Nobel da Paz pode ser apresentada por determinadas categorias de pessoas, que são as seguintes:
• Membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete / ministros) de estados soberanos, bem como chefs do estado.
• Membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia.
• Membros do Institut de Droit International.
• Professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores de universidades e diretores de universidades (ou seu equivalente); diretores de institutos de pesquisa da paz e institutos de política externa.
• Pessoas que recebam ou Prêmio Nobel da Paz.
• Membros da diretoria principal ou equivalente de organizações que receberam ou Prêmio Nobel da Paz.
• Membros do comitê norueguês do Nobel (conforme proposto por dois membros do Comitê estarão presentes na primeira reunião do Comitê de Fevereiro).
• Ex-assessores da Comissão Norueguesa do Nobel.
Esquivel, que divulgou a campanha também nas redes sociais, deixou uma mensagem aos apoiadores da candidatura aptos a preencher o formulário de nomeação do Comitê Norueguês do Nobel: "Faça a indicação, eu já fiz a minha, não há tempo a perder na luta contra a fome. Devemos proteger os mais vulneráveis e reconhecer aqueles que dão tudo, inclusive sua liberdade, para construir a Paz".
Considerado por muitos o maior presidente da história do país, Lula fez um governo de conciliação, tendo o reconhecimento de 87% do povo brasileiro. Conciliador significa aquele que pacifica, que apazigua uma situação conflitante: Lula sempre foi um pacifista. Por isso a sua indicação a esse prêmio tão importante e cobiçado por personalidades acadêmicas, intelectuais e artísticas do mundo inteiro.
Preso injustamente na "República de Curitiba", Lula tem chances de conquistar a premiação e desmoralizar os algozes que o perseguem por ter a audácia de desafiar as elites e governar também para os mais pobres. "Nenhum presidente do mundo tirou 30 milhões da pobreza", justificou Esquivel sobre Nobel para Lula.
O abaixo-assinado já conta com mais 415 mil apoiadores. A meta agora é alcançar a marca de 500 mil assinaturas. Caso ainda não tenha assinado a petição, ainda o pode fazer clicando aqui! Se puder, convide também os amigos e divulgue nas redes sociais!
0 Comentários