Mais Médicos: desistências já preocupam os municípios


Resultado de imagem para mais médicos
Profissionais brasileiros que se inscreveram no novo edital do programa Mais Médicos do Governo Federal começaram nesta semana a ocupar as vagas deixadas pelos médicos cubanos. Segundo o Ministério da Saúde, 224 brasileiros se apresentaram, na segunda-feira (26/11), às localidades onde irão trabalhar. Desistências, no entanto, já preocupam os municípios.

Mesmo a bolsa de R$ 11,8 mil, além de uma ajuda de custo de R$ 1,8 mil para gastos com aluguel, não impediram a evasão de médicos em Cosmópolis (SP), em que dos sete aprovados no novo edital, três desistiram antes do ato da posse e um não se apresentou. Já na cidade de Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, dos cinco inscritos, só três estão disponíveis.

A falta de interesse de parte dos profissionais da saúde preocupam autoridades municipais da área. Em edital publicado em novembro de 2017, o índice de desistência entre médicos com registro foi de 20%.

De acordo com a organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), pelo menos 1.307 médicos cubanos que atuavam 733 municípios brasileiros, de um total de 8,3 mil profissionais da ilha caribenha, já deixaram o País.

Antes do país centro-americano anunciar o rompimento, havia cerca de 2 mil vagas ainda não preenchidas no Brasil, de um total de 18.240 postos do programa governamental.

O Ministério da Saúde havia informado que 96,6% das vagas do Mais Médicos já tinham sido preenchidas.

Com informações do Estadão e do Ministério da Saúde.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários