Celso Furtado: Aprendendo economia com o passado


Por Christopher Rodrigues (*)

Nenhum historiador econômico, como já é de conhecimento de muitos especialistas, jamais reuniu em uma só obra tantos detalhes e informações a respeito do passado econômico brasileiro como o economista político Celso Furtado em seu livro Formação Econômica do Brasil.
Com 246 páginas e 36 capítulos, o livro descreve as várias etapas da nossa economia que vão desde o momento de ocupação territorial até o início do processo de industrialização na década de 1930. O autor trata com ênfase a organização e os problemas da economia açucareira de mão-de-obra escrava, a gestação do sistema cafeeiro com o advento do trabalho assalariado e os períodos de crise que abalaram o Brasil e o mundo.

O mais interessante, na minha avaliação, foi o fato de Celso Furtado comparar o desenvolvimento brasileiro com a formação de colônias de povoamento e de exploração nas Antilhas e na América do Norte. Além disso, o autor faz um tipo análise que justifica os fatores puramente políticos e econômicos, atacando, assim, conceitos baseados em raça e localização geográfica que, por muito tempo, foram usados como justificativa de superioridade e pretexto para a colonização e a utilização de negros e nativos no trabalho escravo.

Um livro que vale a pena ser lido por todos aqueles que gostam e se interessam pela história econômica. Além disso, apresenta uma grande importância, especialmente, para estudantes ingressos nos cursos de ciências econômicas e sociais.

As muitas informações trazidas por esse livro explicitam a configuração atual do nosso país. As dificuldades para alavancar o desenvolvimento, as desigualdades sociais e regionais, o poder oligárquico tradicional, os profundos problemas macro e microeconômicos e muitos outros fatores marcam e sempre marcaram o atraso relativo da nação brasileira em relação aos países considerados desenvolvidos.

A obra é simplesmente fantástica, nunca vi nada igual! Tenho certeza que aqueles que admiram a disciplina conhecida como história, serão felizes ao se encontrar com o riquíssimo conteúdo que no livro consta. Não há dúvida que todos que leem o livro terão uma maravilhosa experiência e conhecimento garantido.

(*) Estuda economia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários