Houve uma redistribuição dos recursos publicitários nos últimos oito anos

Por Christopher Rodrigues (*)

Houve uma grande redistribuição dos recursos publicitários nos últimos oito anos. Em 2003, apenas 499 veículos recebiam toda a verba de publicidade do governo. E para cada R$ 1,00 de verba publicitária do governo, a Globo ficava com R$ 0,80 (80%).

Em 2009, esse número saltou para 7.047 (um aumento de 1.312,22%) e hoje as verbas são divididas entre quase 9.000 veículos. Com a realocação, a Globo, agora, só recebe 16% do total.

Também aumentou o número de municípios que ganham com os anúncios do governo federal. No início do governo Lula era 182 e no penúltimo ano da gestão, 2.184 (1100% maior).


Os governos petistas não anunciam apenas nos veículos da grande mídia, como também em blogs e redes sociais. E isso, como se sabe, não é feito apenas para fins comerciais, mas também para promover a pluralidade e a diversidade de ideias.

Com todas essas informações fica fácil de entender os verdadeiros motivos que levam o político José Serra e seu partido político a perseguirem os blogueiros que recebem em seus blogs anúncios de empresas públicas.
Apesar de ter havido uma diversificação das diretrizes publicitárias, volto a dizer que ainda há necessidade de democratizar os meios de comunicação e de enfrentar os barões da mídia, pequeno grupo de oportunistas que ganham muito dinheiro em cima da desinformação dos brasileiros.

Abolir o oligopólio do grupo de meia dúzia de famílias não é uma tarefa simples. Porém, com a participação em massa da população brasileira nessa luta, a vitória estará muito próxima.

(*) Estuda Economia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

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