A ascensão da blogosfera e a necessidade de democratizar os meios de comunicação

Por Christopher Rodrigues (*)

O surgimento da internet é a melhor coisa que já ocorreu para a sociedade. Esta afirmação não é nenhuma novidade e é verdadeira por vários motivos. A internet é local de entretenimento, espaço de diversão, distração de jovens e adultos e um excelente meio para informar e ser informado. Esta última função é para mim a mais importante. Hoje em dia qualquer indivíduo pode criar um blog e se interagir com o resto da sociedade a um custo relativamente baixo. Sendo assim, os blogs têm se tornado cada vez mais um importante espaço dos movimentos sociais, onde todos podem se expressar, fazer denúncias e debater assuntos de interesse social.

No Brasil, o papel dos blogs não é diferente. Aqui temos a chamada blogosfera1, uma espécie de mídia alternativa em que jornalistas, políticos progressistas e setores da sociedade civil noticiam os fatos que têm pouca ou nenhuma repercussão na grande imprensa tradicional brasileira. A blogosfera ascendeu na década passada e tem desempenhado um importante papel social que, segundo o jornalista Paulo Henrique Amorim, é trazer os marginalizados para dentro da discussão do processo de democratização. Entretanto, os blogs ainda estão muito longe de ter o alcance que têm as maiores empresas de comunicação do Brasil. Daí a necessidade de democratizar os meios de comunicação, veículos de mídia sem nenhuma ligação com a sociedade, mas que são porta-vozes da elite brasileira e defensores dos interesses estrangeiros.

Para os donos da mídia, o Marco regulatório da Comunicação, que já está pronto e que só basta ser enviado para o Congresso, é um grande atentado à liberdade de expressão. Mas agora eu pergunto: como há liberdade de expressão sem diversidade e pluralidade? Como há liberdade de expressão se ouvimos na mídia apenas a voz dos donos e representantes do capital?

Os canais de TV, por exemplo, passam o que querem, mas esquecem que nada mais são do que concessões públicas, o que significa que deveriam ter mais compromissos com os cidadãos brasileiros. O monopólio da comunicação precisa ser rompido para o bem do povo brasileiro. Um país não se desenvolve sem a sua população evoluir política e ideologicamente. Não haverá nenhum avanço democrático se o nosso povo continuar alienado do processo político. Quem acompanha a grande imprensa tem acesso a informações manipuladas, com a parcialidade de coberturas de acontecimentos relevantes.

O Código Brasileiro de Telecomunicações está defasado, mas vai completar 50 anos de pleno vigor em 27 de Agosto de 2012. Enquanto a presidenta Dilma e o ministro Paulo Bernardo não tomam nenhuma atitude para resolver os problemas da comunicação, temos os blogs como veículos alternativos que noticiam informações verdadeiras sem distorção e que dão o legítimo espaço aos movimentos sociais para que possam se expressar e conscientizar a sociedade brasileira.

(*) Estuda economia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Nota:

1 - Entende-se por Blogosfera toda a comunidade e conteúdos que constituem os Blogs. O conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê Blogs.

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