A Privataria Tucana: a verdadeira natureza das privatizações


        
Lavagem de dinheiro, evasão de divisas e muitas outras irregularidades são assuntos do livro “A Privataria Tucana” de autoria do jornalista investigativo Amaury Ribeiro Junior.  O autor-personagem do livro trabalhou em importantes veículos da comunicação brasileira como a revista semanal Istoé e os jornais Correio Brasiliense, O Globo e o Estado de Minas. Ganhador de vários Prêmios Esso de Jornalismo, Amaury é um jornalista especializado na área investigativa. Atualmente é produtor executivo de jornalismo da Rede Record.
Com um total de 344 páginas e mais de 100 em documentos, o livro aponta um suposto esquema de corrupção durante a chamada “Era das Privatizações” no governo Fernando Henrique Cardoso. No esquema estariam envolvidos familiares e pessoas próximas do então ex-governador do estado de São Paulo, José Serra. Com documentos obtidos em cartórios,  em juntas comerciais, na justiça, no exterior e na CPI do Banestado, o autor busca revelar a verdadeira intenção da venda das empresas públicas brasileiras.

Consta na “literatura menor” de Amaury que as chamadas offshores – empresas em paraísos fiscais que funcionam como lavanderia de dinheiro sujo – eram os principais destinos da fortuna arrecadada nos leilões com a venda das estatais. Logo, em seguida, a empresa no paraíso fiscal integralizava o dinheiro na empresa “sócia” instalada no Brasil. Dificultando o rastreamento da polícia federal e a fiscalização das autoridades fazendárias, o dinheiro sujo era facilmente lavado, escondendo, assim, a sua verdadeira identidade.

Amaury também investiga uma rede de espionagem montada por José Serra para checar a vida de seu adversário político dentro PSDB, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, com claras intenções de levá-lo a desistir da candidatura ao cargo de presidente da república.

Muitas outras questões são abordadas neste livro recheado de denúncias e que vale a pena a sua leitura. Semelhante a um dossiê,  o livro descreve de forma detalhada e minuciosa todo o processo de corrupção e lavagem de dinheiro com base em documentos reveladores. Comprova toda a falcatrua e os esquemas criados para assaltar o patrimônio público. Mostra os caminhos e os descaminhos que o dinheiro público percorria. Revela de forma surpreendente e até mesmo assustadora a verdadeira natureza da política das privatizações.

Um livro que precisa urgentemente ser divulgado e lido por todos os cidadãos brasileiros, pois é de fundamental importância que o povo tenha conhecimento dessa roubalheira iniciada em meados da década de 1990 para que possa prevenir a volta ao poder desses políticos ou a eleição de muitos outros que apresentem o mesmo perfil.

Christopher Rodrigues da Silva Vale, acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

    

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários