Desindustrialização: um processo bastante lamentável



A desindustrialização é um processo lamentável que o nosso país enfrenta nas últimas décadas. É necessário que o governo brasileiro proteja suas unidades produtivas e busque o mais rápido possível uma solução. A classe trabalhadora também deverá fazer a sua parte, exigindo a realização de medidas cabíveis contra este fenômeno que está cada vez mais ganhando força.

A sobrevalorização do real é um dos fatores que explicam este triste acontecimento.  O câmbio valorizado constitui um grande problema para a indústria, pois aumenta a capacidade para importar e desestimula a produção interna. A entrada descontrolada de mercadorias estrangeiras no mercado brasileiro (especialmente de manufaturas chinesas que são mais baratas se comparadas às similares nacionais) configura um dos principais motivos da falta de competitividade do Brasil no comércio exterior e do acúmulo de estoques das empresas nacionais. Em todo este processo, a indústria brasileira sai perdendo com vultosos prejuízos. Vale ressaltar que milhões de postos de trabalho estão sendo fechados e a participação da produção industrial no PIB despencou drasticamente nos últimos anos. Um fato muito preocupante, já que a indústria é um dos setores que mais empregam no nosso país.

A elevada taxa de juros corresponde a outro ponto de estrangulamento. As medidas de restrição ao crédito e as altíssimas taxas cobradas pelas instituições financeiras desestimulam qualquer espécie de empreendedorismo, impedindo que o investimento e a produção avançem neste e em outros setores. A péssima infraestrutura de portos, estradas e ferrovias também é um fator desestimulante à produção industrial, visto que contribui para o encarecimento das mercadorias devido aos maiores custos com o transporte. Depois de tudo que já foi mencionado, nem é necessário comentar a carga tributária; é simplesmente um absurdo.

Se continuar do jeito que as coisas então andando, o Brasil terá praticamente todas as suas indústrias fechadas, o que contribuirá para o aumento da dependência primário-exportadora. Em hipótese nenhuma, o governo brasileiro deve ignorar este problema que, em pequena ou grande escala, está sendo prejudicial ao Brasil como um todo. É de fundamental importância que o governo tome um conjunto de medidas protecionistas para prevenir que a desindustrialização atinga patamares ainda maiores.

PS do Virtude Cidadania: Ir às ruas é preciso! Não podemos aguardar que o pior aconteça!

Christopher Rodrigues da Silva Vale, acadêmico do curso de ciências econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários