Uma resenha sobre Ciro Gomes: o político sem papas na língua!

Coragem, firmeza e seriedade são algumas das variáveis que estão em falta na política brasileira. A desmoralização é geral e o descompromisso com a nação, por parte de nossos representantes nas três esferas de poder, faz com que muitos cidadãos, especialmente os mais jovens, percam o encanto de participar da consolidação da democracia. É neste momento que penso em Ciro Ferreira Gomes...
Paulista de Pindamonhangaba, Ciro Gomes construiu a sua brilhante carreira política em Sobral, cidade do estado do Ceará. Advogado, escritor e professor universitário, este grande brasileiro foi deputado, ministro, secretário estadual, prefeito, governador e candidato à presidência da Republica em duas ocasiões (1998 e 2002).
Sem papas na língua, Ciro faz declarações “polêmicas” e critica sem medo os adversários políticos. Chegou a chamar o presidente interino, Michel Temer, de "conspirador filho da puta" durante um debate promovido pela PUC de São Paulo. Exagerado algumas vezes, o político não hesita em trazer à tona os bastidores da política nacional. De forma perspicaz e precisa, ele nunca deixa fazer um diagnóstico cirúrgico de temas relevantes em pauta no Brasil, propondo soluções plausíveis para os problemas analisados.
Além do mais, o ex-governador do Ceará, crítico ferrenho dos governos petistas, diga-se de passagem, repudia profundamente a tentativa de golpe que paira sobre o país. Embora reconheça que o governo da presidenta afastada, Dilma Rousseff, seja uma tragédia tanto na administração da economia, quanto do ponto de vista político, o garoto prodígio (pois foi governador aos 33 anos de idade) afirma categórica e destemidamente que "impeachment não é remédio pra governo ruim".      
Homem público de opiniões veementes, o perfil questionador de Ciro sempre incomodou uma grande parte da nata política. Tenaz e corajoso, o ex-prefeito de Fortaleza alerta faz algum tempo sobre o perigo de Eduardo Cunha presidir a Câmara dos Deputados: “é um picareta-mor”.
Apontado como pré-candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao cargo de presidente da República, a participação de Ciro nas eleições presidenciais de 2018 será bastante salutar para a democracia jovem dos brasileiros. Se candidato for, seu discurso retórico e contundente será essencial na promoção de um debate deveras qualificado, que, há muito tempo, está em falta aqui no Brasil.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários