A Missão: um perfeito resumo da história da ação jesuíta na evangelização dos povos indígenas


A Missão (The Mission, em inglês), dirigido por Roland Joffé, é um filme britânico de 1986 e pertencente à produtora estadunidense Warner Bros. Ganhador da Palma de Ouro (de 1986), prêmio de maior prestígio do Festival de Cinema de Cannes, o drama é um perfeito resumo da história da ação jesuíta na evangelização dos povos indígenas em terras sul-americanas. 

Roland Joffé, autor do filme, nasceu em Kensington, Londres, em 17 de novembro de 1945. Cineasta de renome mundial, Joffé também é autor do filme Os gritos de Silêncio ou The Killing Fields (Oscar de melhor filme de 1985).

Estrelado por Robert de Niro (Rodrigo Mendoza) e Jeremy Irons (Padre Gabriel), o longa-metragem trata de uma história real que ocorreu em 1750, na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, e que envolve os índios guaranis e os padres jesuítas da missão São Miguel em grandes batalhas, conhecidas como Guerras Guaraníticas, contra soldados espanhóis e portugueses, representantes dos interesses das Coroas Ibéricas.

No sul da América, havia um mercador de escravos indígenas, chamado Rodrigo Mendoza, que após o arrependimento de ter matado o seu irmão Felipe Mendoza por causa do envolvimento do último com a mulher que ele (Rodrigo) sempre amava, decidiu converter-se como missionário jesuíta e engajar na luta contra a escravização dos povos indígenas na região sul-americana de Sete Povos das Missões. Então, Mendoza juntou-se à missão evangelizadora São Miguel, liderada pelo Padre Gabriel, que tinha a missão de converter os índios à fé cristã e ao mesmo tempo protegê-los da escravidão na qual submetiam graças ao poder das armas dos colonos que os capturavam.

Os jesuítas tiveram de enfrentar os soldados espanhóis e portugueses para manterem os seus grandes objetivos. Assim, tem início a uma sangrenta guerra no sul do continente. Os grupos indígenas e os padres jesuítas resistiram por muito tempo aos ataques, mas foram derrotados e mortos devido à superioridade das armas das tropas ibéricas.

A Missão é um filme que relata brilhantemente e de maneira espetacular a ação jesuíta no território sul-americano no período colonial. Para quem realmente tem interesse em conhecer a história da missão jesuítica, bem como a relação dos religiosos do catolicismo com os povos indígenas, é essencial que assista ao filme, pois auxiliará também em compreender a formação econômica sul-americana e o ponto de estrangulamento no que diz respeito à utilização da mão-de-obra indígena.

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários