Por que ninguém compra o boneco do Finn?


O novo Star Wars é um sucesso de bilheteria. Virou uma febre internacional, sendo um dos assuntos mais comentados na internet. As lojas do mundo inteiro foram inundadas de brinquedos da saga. A venda de bonecos dos personagens do filme foi, indiscutivelmente, muito exitosa. No entanto, o vídeo que assisti no YouTube, mostra um grupo de rapazes que visitam algumas lojas do Brasil e analisam as vendas. Percebem em todas elas que na prateleira de bonecos só havia sobrado o Finn. Justo ele, um dos protagonistas do novo filme? Um detalhe importante: o personagem é negro! Esse vídeo, portanto, é mais uma prova de que o Brasil é de fato um país racista. O caso de racismo é notório. Precisa desenhar?

Nos comentários, percebe-se a ignorância de muitos internautas ao alegar que a brilhante constatação dos rapazes do vídeo não passa de um exagero. O que explica tamanha miopia? Os comentários foram, a meu ver, inescrupulosos. Mostram que essas pessoas são desprovidas de sensibilidade humana. Como diz o saudoso Mino Carta, a casa grande e a senzala ainda estão de pé no Brasil. Infelizmente, o jornalista está certo. Uma situação lamentável que me deixa triste e perplexo. O que me faz ainda ficar com muita raiva é o fato de algumas pessoas pensarem que não há racismo no país. Ledo engano! Inclusive, pensadores afamados, como Gilberto Freire, sustentam a tese fajuta de que o Brasil é o país da democracia racial.

É importante frisar ainda que fãs do Star Wars que compraram os bonecos dos personagens são, majoritariamente, de classe média. Como se sabe, esse segmento da sociedade é muito reacionário. O racismo no Brasil tem muitos adeptos nesse segmento social. Porém, a grande maioria desses racistas é uma minoria ridícula na sociedade. Tenho certeza que a grande parte do povo brasileiro não pensa assim. A classe média e as elites brasileiras são as mais atrasadas do mundo. A cabeça deles ainda está na escravidão. É uma fatia branca e burra da sociedade brasileira. Embora façam bastante barulho, não tem representatividade alguma no seio do povo. É só fazer um paralelo com o movimento golpista, que sai às ruas para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Faço a seguinte pergunta: como seral possível o desenvolvimento do país se ainda prospera na mentalidade da elite e da classe média uma doutrina anacrônica e cientificamente superada? Enfim, são tantos os problemas que permeiam a sociedade brasileira que muitas pessoas estão em momento de pessimismo. Eu entendo perfeitamente... É tanto que o país e o mundo precisam melhorar! No caso do Brasil, temos uma desigualdade social gritante. Além do mais, estamos sob o risco de retroceder. Entretanto, não podemos permitir isso novamente.

Assista ao vídeo e tire suas conclusões

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários