Nunca antes na história do país houve tanta investigação e corruptos na cadeia! Alvíssaras?

Por Christopher Rodrigues (*)

É muito comum políticos do PT proferirem discursos, tais como: “nunca antes na história do país houve tanta investigação e corruptos na cadeia”. Uma afirmação que concordo em gênero, número e grau e assino abaixo. Alvíssaras? Talvez! Isso porque existe um fato importante que para mim é um desalento. A justiça brasileira ainda é muito seletiva, pois num caráter político-ideológico, objetiva investigar e punir apenas políticos de um determinado segmento partidário em detrimento de outros (como, por exemplo, os tucanos et caterva), cujo envolvimento em casos de corrupção é demasiado e não sofrem sequer um tipo de penalidade.

O ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, que foi uma péssima escolha para o cargo, diga-se de passagem, deu uma entrevista à Revista IstoÉ e, ao se referir às investigações da Polícia Federal envolvendo políticos do PT e pessoas próximas a Lula, disse que “a lei é para todos”. É igual uma ova (apenas na teoria)! Homessa! A Dilma precisa urgentemente trocar esse ministro.

Quanto a superar o fardo da corrupção, acredito também que uma ampla e profunda reforma política será de grande valia. A corrupção é um problema estrutural, estritamente ligado às "doações" de empresas, e não é exclusividade de um ou outro partido. Acredito profundamente que a superação da crise nas instâncias políticas do país não se dará apenas com implantação de CPI's ou investigações. Embora se perceba uma mudança positiva nos rumos da política brasileira, não ficarei totalmente feliz enquanto políticos de quaisquer partidos não forem para a cadeia por razão de envolvimento em falcatruas e desrespeito para com quem os elegeu.

Além disso, os membros do governo precisam ter coragem para enfrentar de modo contundente os golpistas que articulam a saída da Dilma. Na minha modestíssima opinião, a presidenta errou na maior parte de suas escolhas. No entanto, ainda que o PT tenha desertado de alguns dos valores pertinentes a sua origem, ele ainda tem um quê de nacionalismo, preza pelo fortalecimento das instituições brasileiras e tem uma sensibilidade social maior em relação a muitos partidos.

No passado, havia governos que, em conluio com a mídia, o judiciário, a procuradoria e o tribunal de contas, varria para debaixo do tapete casos de corrupção hediondos. Além do mais, havia uma clara política de enxugamento do estado e atrelamento do Brasil à economia dos Estados Unidos, deixando a população à mercê de sua própria sorte. É lamentável, mas a seletividade das acusações sempre existiu e ainda continua. A mesma visa a enfraquecer os movimentos de esquerda, bem como deserdar o povo brasileiro de seus direitos fundamentais outrora garantidos.

O vacilo do PT e do governo é permitir a manipulação das pessoas e não responder à altura as acusações levianas de adversários políticos e da mídia. Precisa-se na política de pessoas dispostas a enfrentar o interesse hegemônico e dar um basta na bandalheira desses patifes que sempre assolou o nosso país. Enfim, embora minhas perspectivas sejam bastante alvissareiras, acredito que as mudanças efetivas, tais como as reformas estruturais, somente ocorrerão se o povo brasileiro estiver a par de todos os acontecimentos da política e fizer uma grande mobilização, saindo às ruas em massa para exigi-las. Somente assim, e não de outro jeito, o Brasil será um país desenvolvido e socialmente justo.

(*) Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários