Como Joseph Schumpeter provavelmente analisaria a situação brasileira?

Por Christopher Rodrigues (*)
 
Os problemas estruturais do Brasil na atualidade datam do período colonial, cuja origem está na formação das capitanias hereditárias que durante muito tempo configurou o território nacional. A forte concentração fundiária, principal herança negativa da colonização, contribuiu para que a dimensão do mercado se tornasse relativamente pequena, colaborando com o lamentável processo de concentração de renda e também com a desigualdade social em nosso país.

O agronegócio brasileiro, cujo maior refém é o Governo Federal, é um setor predatório que põe em risco a integridade física nacional, além de submeter o país ao capital estrangeiro. Ele exerce grande influencia no âmbito político, destrói as riquezas naturais, introduz o veneno na nossa alimentação de cada dia e inibe o desenvolvimento econômico. Suas ações e/ou deliberações possuem grande respaldo e proteção dos principais meios midiáticos. É altamente beneficiado por subsídios governamentais em detrimento da maioria de outros setores estratégicos e da própria população brasileira.
 
Se Joseph Schumpeter fizesse um diagnóstico dos problemas econômicos e sociais brasileiros, provavelmente concluiria que os mesmos são endógenos e que o país deve investir pesadamente em pesquisa & desenvolvimento. Uma vez que são introduzidas as inovações radicais no sistema econômico brasileiro, novos mercados, produtos e formas de organização serão criados e, assim, o poder político e econômico da elite agrária será relativamente desestabilizado.   
A elite do Brasil é bastante atrasada, disso não há nenhuma dúvida. No entanto, se a tentativa de inovação for bem sucedida, é muito provável que a formação agrária brasileira seja aniquilada. Uma abordagem schumpeteriana iria sugerir que o investimento tecnológico fosse voltado às políticas industriais, pois assim aumentaria a produtividade e a economia caminharia para o progresso.
 
(*) Estuda Economia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários