Racismo, uma teoria retrógrada e superada

Por Christopher Rodrigues*


Ao postar uma foto no Facebook, a jornalista negra, Cristiane Damacena, é duramente injuriada com ofensas racistas na rede social. Publicada no dia 24 de abril, a foto rendeu à jornalista de Brasília duras críticas e zombarias por causa da cor da sua pele. Os racistas estão sendo identificados e podem ser punidos.

Nos comentários, ela é chamada de “macaca” e “escrava” pelo fato de ser uma afrodescendente. Além do mais, um internauta aformou que a jornalista usou na foto um vestido de cor amarela “pq lembra a banana pra ela, cor preferido do macaco”. O assunto ganhou tanta repercussão, que muitos internautas se solidarizaram com a vítima, perante a atitude primitiva de alguns usuários da internet.


É um absurdo e, ao mesmo tempo, lamentável saber que ainda existem indivíduos que fazem ataques racistas em pleno século XXI. O racismo é uma teoria retrógrada que já caiu por terra faz muito tempo. Cientificamente superada, a doutrina foi um pretexto utilizado na época da colonização para dominar outros povos e impor os padrões eurocêntricos.

Infelizmente, essa tendência de pensamento ainda está presente entre nós e compartilhada por certas pessoas desprovidas de caráter, senso crítico e/ou conhecimento histórico. Porém, o racismo é um crime previsto em lei e deve ser repudiado em demasia pela sociedade.

Todo apoio à jornalista brasiliense Cristiane Damacena, majestosa representante da beleza afro-brasileira.

* Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários