Júlio Miragaya, vice-presidente do COFECON, explica o PL do FGTS

Por Christopher Rodrigues*

O vice-presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), Júlio Miragaya, falou durante entrevista (veja aqui ou aqui) no Jornal da Record News, dia 05/05 (terça-feira), sobre a possibilidade de mudanças na remuneração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com o Projeto de Lei protocolado pelo deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), os depósitos feitos a partir de janeiro de 2016 teriam remuneração anual de 6,17% mais a Taxa Referencial – a mesma aplicada hoje às cadernetas de poupança.

Vice-presidente do COFECON fala sobre o reajuste do FGTS no Jornal da Record News
  (Fonte: Portal R7)

Segundo o economista, a mudança favorece de forma justa o assalariado, pois o atual rendimento do fundo é muito aquém da taxa de inflação do país e também da poupança. No entanto, o especialista afirmou também que a principal consequência negativa da correção do Fundo de Garantia seria um aumento do custo de financiamento da habitação social no país. Sabendo que os financiamentos com recursos do FGTS destinam-se, preponderantemente, às famílias de baixa renda, vai ficar ainda mais caro para muitos brasileiros realizar o sonho de ter a casa própria.

Ao se referir ao agravo do financiamento dos programas habitacionais, Miragaya ressaltou que projetos financiados pelo Fundo geraram entre 1,2 e 1,5 milhão de empregos. Então, uma redução nestes investimentos terá também como consequência a diminuição de postos de trabalhos.

Portanto, se o projeto protocolado pelo presidente da Câmara dos Deputados virar lei, gerará do ponto de vista econômico um trade-off, isto é, amenizará um problema mas acarretará outro. Em outras palavras, o problema do rendimento do FGTS é complexo e merecedor de uma boa discussão.

* Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Ajude a manter este blog - Faça uma doação

Se você gosta do conteúdo do blog, você pode ajudar a manter ele simplesmente fazendo uma doação única, esporádica ou mensal, usando uma das opções abaixo:
Doação usando PagSeguro
Doação usando Paypal
Ou por transferência bancária: clique aqui!

Postar um comentário

0 Comentários